civil3d, terraplenagem

Você sabe o que é patamarização?

Opa, tudo bem com você?

Na semana passada foi adicionado duas aulas ao módulo de terraplenagem do curso online AutoCAD Civil 3D na prática com um tema super interessante que pode ser essencial para seu trabalho.

Você já ouviu falar de patamarização? A princípio pode parecer muito estranho, mas se formos mais a fundo na palavra vamos chegar a conclusão que é o “ato de fazer patamares”. Nossa, que novidade! Adiantou muito. Pois bem, o ato de fazer patamares pode ser entendido se pensarmos no patamar de uma escada. Tal patamar se faz necessário pois o usuário precisa pisar em uma parte plana para que se possa descansar na subida. O mesmo ocorre em uma rampa muito grande que acessa outro nível de uma edificação. Portanto, para suavizar a subida, os patamares ajudam um cadeirante, ou uma pessoa com necessidade especial, por exemplo, a descansar no meio dela.

Ok. E o que tem tudo isso?

Em outras palavras, o que eu quero dizer a você é que muitas vezes será necessário realizar esse tipo de trabalho no Civil 3D pensando em projetos de loteamento, habitacionais em terrenos não planos, lotes do programa Minha Casa Minha Vida entre outros. Aqui, o ato de patamarizar será projetado como se cada lote ou bloco estivesse em um patamar, ou seja, em uma cota diferente. Isso começa a ficar divertido quando temos que fazer essa concordância com o nível da rua ou do passeio. Aí o bicho pega!

Patamarização em projeto de loteamento
Patamarização em projeto de loteamento

Uma das maneiras mais eficazes de se tornar isto possível é começar o projeto pelo greide do sistema viário, ou seja, a rua. Entretanto, ao definir a solução de terraplenagem para todo o sistema viário, você terá níveis do passeio que servirá de base para a cota do patamar ou platô de cada lote.

Patamarização em perfil
Patamarização em perfil

Similarmente, você pode optar por definir a cota de patamarização exatamente na entrada da casa no lote, bastando que você leia essa informação no AutoCAD Civil 3D. Pois para fazer isso, é muito simples. Basta, portanto, você posicionar o mouse no local onde deseja obter a cota e esperar aparecer a informação daquela posição.

Leitura de cota no Civil 3D
Leitura de cota no Civil 3D

Uma super dica

Eventualmente, uma dica muito preciosa que você deve sempre lembrar é nunca deixar encostar um lote ao outro com cotas diferentes. Isso se faz pelo motivo que o AutoCAD Civil 3D não entende como fazer uma superfície vertical. Ou ele captura a cota de cima, ou a cota de baixo. Ao misturar as duas informações, faz com que o programa interprete as informações equivocadamente.

No nosso curso ensinamos como fazer tudo isso na prática usando apenas polilinhas e superfícies. Vale a pena dar uma conferida.

E se você quiser aprofundar, é possível fazer um caimento ao lote, de forma que este deixe de ser plano. Veja a imagem em planta a seguir:

Planta de patamarização mostrando caimento do lote.
Planta de patamarização mostrando o caimento do lote.

O trabalho maior é definir esse caimento em todos os lotes. Você pode fazer isso utilizando a ferramenta “Quick elevation edit” ao editar a feature line. Daí é só colocar a inclinação que você quiser. Para subir, você irá digitar um valor positivo (0,50% por exemplo) e para descer, você irá digitar um valor negativo (-0,50%).

Gostou?

Se você faz esse processo de maneira diferente, deixe aí nos comentários. Ou se você nunca fez algo desse tipo e achou interessante, comente, pois sua opinião é muito importante. Se você não achou útil, comente também. Quero melhorar da próxima vez.

Aproveite para ver nossos planos de cursos. São muitas video aulas para você aprender do absoluto zero como começar um projeto viário. Você escolhe entre o plano mensal ou anual e tenha acesso ilimitado a todos os videos do site.

Sobre Lecius Prado

Engenheiro Civil, especialista em BIM para Infraestrutura, Tecnólogo em Agrimensura, Tecnólogo em Estradas. Projetista de estradas há mais de 13 anos trabalhando em projetos executivos para DER-SP, ARTESP, DNIT, AGETOP. Dentre grandes projetos, destaca-se o canal de transposição do Rio São Francisco. Certificação Autodesk para AutoCAD 2015 e AutoCAD Civil 3D 2012 a 2017. Sócio-idealizador da Tecnobim, empresa que busca constantemente novas tecnologias voltadas para o desenvolvimento de projetos no ramo da infraestrutura viária.

Artigos relacionados

Comments (2)

Deixe uma resposta